Sociedade de Investigação das Fadas Silvestres
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Estrutura Narrativa das Campanhas

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Mensagem por Titânia Silva Ter 21 Nov 2023, 02:44

Cada Campanha segue uma estrutura narrativa dividida por Fases. Estrutura esta, altamente adaptável à preferência de cada Grupo de Aventureiros e seu respetivo Guia de Campo. Desde campanhas com um objetivo claramente definido, até campanhas movidas pelos objetivos pessoais de cada personagem.

A estrutura narrativa geral para as campanhas é a seguinte:

Ponto de início:
  • Nesta fase, o Guia de Campo começa por introduzir os jogadores à atmosfera presente. Há um momento em que os jogadores dão as suas personagens a conhecerem-se, a entenderem o que as traz ao local em que se encontram, possivelmente até discutem com o que precisam de ajuda se for esse o caso. É então que o Guia de Campo introduz o motivo que impulsionará os nossos aventureiros à ação. (Seja ele derivado de objetivos pessoais ou externos).
    • Apesar de ser nesta altura que por regra geral faz-se a introdução de todas as personagens aventureiras, também podem haver situações em que uma ou outra personagem são introduzidas numa fase posterior. Isto em acordo com a narrativa e função definidas entre o respetivo jogador e Guia de Campo;


Fase de Preparação:
  • Dá-se então o começo da aventura. Os personagens começam por explorar os arredores, tentando encontrar todo o tipo de informação, ferramentas, etc. que possam servir de auxílio. Caso a aventura comece numa Comunidade Silvestre, esta exploração pode facilmente se refletir como os jogadores investigando os diversos estabelecimentos desta. Ou até a se encontrarem com personagens chave para a aventura;


1ª Fase de Exploração:
  • Esta fase é como o nome indica a fase em que os personagens partem de onde se encontram, seja um ponto neutro no meio de um bosque, uma comunidade, ou até um acampamento de Fadas refugiadas. E vão de encontro ao objetivo em questão.  Geralmente neste ponto da narrativa, a exploração serve mais para uma primeira avaliação do que realmente se está a passar, ou seja. Os personagens irão defrontar-se com adversidades menores, e vão, ao ultrapassar essas adversidades, adquirir um contexto mais completo do que realmente precisam fazer para completarem a sua tarefa ou missão.
    • No entanto, tarefas mais básicas, como encontrar abelhas perdidas, ou procurar por um material pedido pelas fadas Construtoras, etc. Não necessitam de levar mais que uma fase para serem completadas;
    • É recomendável a ligação a motivações/objetivos pessoais de outras personagens em qualquer Fase de Exploração;


Fase de Repouso:
  • Aqui as Fadas dos jogadores voltam à comunidade/acampamento/etc. ou podem até decidir criar um acampamento onde se encontrem na altura.Durante esta fase podem dormir, comer, fazer curativos ou tratamentos, e igualmente importante, conviver umas com as outras. É extremamente encorajada a interação entre as personagens, assim como a partilha das informações recolhidas e a consolidação do plano de ação face aos objetivos da aventura. Também podem aproveitar esta altura para recolher mais provisões, e preparar materiais, ferramentas, etc. que possam ser úteis;
    • Há que relembrar, que a segurança desta Fase é intrínseca ao contexto em que se insere, e deve haver atenção a tal;


2ª Fase de Exploração:
  • Dá-se nesta altura o derradeiro confronto contra o que conduziu as Fadas aventureiras a esta fase. Com um objetivo definido, as personagens enfrentam a adversidade, e com grande determinação dão o seu melhor para voltarem triunfantes da sua aventura.
    • Esta tende a ser a última Fase de Exploração, mas é sempre possível prolongar a campanha intercalando mais Fases de Repouso entre diversas Fases de Exploração, talvez elevando a dificuldade dos desafios, criando vários pontos que levem as Fadas aventureiras a viajar entre diferentes e distantes locais, ou até mesmo simplesmente criando mais oportunidades para as personagens serem bem sucedidas caso falhem em cumprir com o seu objetivo na primeira tentativa;


Ponto Conclusivo:
  • Quem pediu ajuda recompensa as Aventureiras devidamente, e podem até fazer uma celebração ou festim de acordo com o contexto da importância da tarefa ou missão sucedida. Durante esta fase as personagens têm uma nova chance para o convívio, podem até decidir se querem partir em mais uma aventura em grupo ou se vão fazer outra coisa, talvez quem sabe, dar um nó final em algo que sintam que tenha ficado mal resolvido, seja na sua história pessoal ou na missão geral. Basicamente esta é a altura em que celebram a conclusão da campanha, e talvez até planeiam uma nova!
Titânia Silva
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