Sociedade de Investigação das Fadas Silvestres
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Atribulações, Sustento e Descanso

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Mensagem por Titânia Silva Sáb 14 Out 2023, 00:40

Atribulações
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As atribulações são os estados de saúde adversos que podem melindrar as nossas fadinhas, são várias as adversidades que elas podem defrontar, especialmente se estiverem a se aventurar fora do clima ou da estação mais indicadas para a sua espécie. E seguem-se elas:

 
Entalada
Atribulações, Sustento e Descanso Entalada

Às vezes as fadinhas podem ficar entaladas entre dois ramos que achavam que conseguiam passar pelo meio, ou pode-lhes cair algo que as prenda em cima, ou podem ser apanhadas por algo, etc.;
▪ Tem que rodar um D20 com o Atributo de Vigor para tentar libertar-se a cada turno que passa, o valor tem que superar a Força do que estiver a prender, e cada lançamento é acumulativo;
▫ É possível prover assistência a uma fada encalhada, somando um lançamento de um D20 pelo atributo de Vigor, ao valor que a jogadora da fada encalhada lançou nesse turno;
▪ Só constringe o movimento, mas não causa dano, a menos que seja o caso de este estado ter sido provocado por um ataque ou queda de um material pesado;

Quando se negligencia a alimentação regular e equilibrada, muitas vezes a fome acaba por dar conta do nosso humor…e da nossa saúde;
▪ Perde 1 ponto de Vigor a cada turno, até ao terceiro turno depois de se alimentar;
 
Esfomeada
Atribulações, Sustento e Descanso Esfomeada
 
Desnorteada
Atribulações, Sustento e Descanso Desnorteada

Já se levantaram rápido demais que até ficaram tontas? Pronto é quase como isso. Mas geralmente esta confusão é causada por pancadas, ou até mesmo odores ou esporos que provoquem, visões assim menos reais, por assim dizer;
▪ A ação do turno é tomada, e depois tem que lançar a Moeda para tentar sair da confusão, caso não consiga, tem que rodar um D4 para decidir o que vai fazer nesse turno:
▫ Se rodar 1: Tem que atacar um membro da equipa;
▫ Se rodar 2: Tem que afligir dano em si própria;
▫ Se rodar 3: Não consegue fazer nada;
▫ Se rodar 4: Pode atacar o oponente;

Ser uma fada com genes de planta é complicado, porque há muita coisa que pode provocar um estado de intoxicação, há que ter cuidado com essas coisas;
▪ A cada turno tem que rodar um D4 para ver quantos pontos de Vigor perde até ser curada ou tomar um xarope;
 
Envenenada
Atribulações, Sustento e Descanso Envenenada
 
Ensonada
Atribulações, Sustento e Descanso Ensonada
Arrochada
Atribulações, Sustento e Descanso Arrochada

Às vezes a gente só quer é festa, ou trabalhamos demais, e isso leva-nos a um estado de cansaço que por vezes é impossível resistir, e regra geral, se não damos descanso ao corpo, ele certifica-se de nos pôr a descansar;
▪ A cada turno de sonolência tem que tentar rodar um D20 para ver se adormece ou se mantém acordada, se rodar menor que o valor do Vigor, cai no sono;
▫ Precisa tomar uma bebida estimulante para sair deste estado;
▪ Se adormecer, roda o D20 até acordar com um valor igual ou superior ao Vigor, e dependendo do valor acorda por completo, ou volta ao estado de sonolência;

O calor é por vezes um bocadinho mais forte que o que queremos admitir, mas não se neguem a um refresco, ou mais se for preciso, é melhor meter algo fresco, e certificar-se que se usa uma boa proteção contra o Sol, não queremos queimaduras mais sérias não é verdade?;
▪ Quando esquentada, lança uma moeda, se sair Coroa, roda um D4 para determinar o dano da atribulação. Se sair Cara, passa ao próximo turno sem dano;
▫ Para resolver é preciso de passar um unguento curativo;
▫ Esta atribulação só escala caso haja uma intensificação ou repetição do motivo para o seu estado base;
▪ Quando queimada, roda sempre um D4 para determinar o dano recebido a cada turno. Até a queimadura for tratada;
 
Esquentada
Atribulações, Sustento e Descanso Esquentada
Estorricada
Atribulações, Sustento e Descanso Estorricada
 
Esfriada
Atribulações, Sustento e Descanso Esfriada
Cristalizada
Atribulações, Sustento e Descanso Cristalizada

Há sempre aquela gente que tem a mania de que aguenta bem o frio, mas uma pessoa consegue ver que estão a sofrer com a pele toda arrepiada, agasalhem-se que não vale a pena deixar uma pessoa congelar por causa de querer-se parecer forte;
▪ Lança uma moeda, se sair Coroa, roda um D4 para determinar o dano da atribulação. Se sair Cara, passa ao próximo turno sem dano;
▫ Para resolver esta atribulação é necessário uma fonte de calor ou uma bebida quente;
▫ Esta atribulação só escala caso haja uma intensificação ou repetição do motivo para o seu estado base;
▪ Ao congelar, o movimento fica totalmente constrangido e é necessário rodar um D4 a cada turno para determinar o dano da queimadura do gelo;
▫ Para sair desta condição é necessário ficar ao Sol, ou perto de uma fonte de calor forte o suficiente.
Sustento e Descanso

Atribulações, Sustento e Descanso Sustento-Descanso

Estas duas barras determinam quando uma fadinha necessita descansar ou se sustentar respetivamente. Cada barra tem oito níveis, os níveis são perdidos à medida que se enfrentam conflitos ou se ultrapassam desafios, podem ser restaurados os pontos com pausas para dormir, ou com a toma de [Mantimentos].

Ao chegar ao quarto nível de Sustento, a Atribulação de Esfomeada é ativada;
Igualmente chegando ao quarto nível de Descanso, é ativada a Atribulação de Ensonada, e ao segundo entra no estado de Arrochada.
Titânia Silva
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